eleições 2018

TRE rejeita a candidatura de vereador a deputado estadual

Foto: Lucas Amoreli (Arquivo Diário 2017)
Vereador afirmou que irá recorrer da decisão do TRE

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS) indeferiu o registro da candidatura a deputado estadual do vereador de Santa Maria Marion Mortari (PSD). A decisão, publicada no site do TRE/RS, na tarde desta segunda-feira, foi unânime. O vereador está inelegível até 7 de outubro de 2020.

De acordo com relatório do TRE, o Ministério Público Eleitoral (MPE) impugnou a candidatura e argumentou que Mortari havia sido condenado pelo TRE em 2014 por ter facilitado serviços médicos em uma unidade de saúde de Santa Maria com o objetivo de obter vantagem indevida em relação aos demais candidatos enquanto era candidato a vereador em 2012. Na época, ele teve seu diploma cassado

Em 2016, Mortari foi eleito vereador de Santa Maria e não houve impugnação da candidatura na época. Por isso, Mortari contesta a decisão atual do MPE e do TRE e pede a improcedência do ato. O prazo para apresentação das alegações finais está aberto.

Nesta manhã, o vereador se manifestou por meio da chefia de gabinete:

"Em 2012, quando concorri, recorremos de uma impugnação no TRE. Por unanimidade, meus direitos políticos foram devolvidos. Na época, o MPE, não recorreu da decisão, e o processo ficou arquivado. Em 2016, quando concorri a vereador, em nenhum momento o MPE se manifestou impugnando minha candidatura, nem a diplomação. Aí, surpreendentemente, ontem, o MPE se manifestou impugnando. O sentimento é de perseguição política, mas isso só fortalece a minha candidatura à Assembleia Legislativa. Vamos apresentar um recurso para manter a candidatura e, com certeza, ganharemos."

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PT indica Haddad no lugar de Lula na disputa presidencial Anterior

PT indica Haddad no lugar de Lula na disputa presidencial

Candidato ao Senado, Beto Richa é preso no Paraná Próximo

Candidato ao Senado, Beto Richa é preso no Paraná

Política